25.4.07

Chick Flic...

Talvez Because I Said So seja daqueles filmes que comunica directamente com aquela parte do cérebro que as mulheres têm bem desenvolvida e os homens não. Talvez seja um daqueles insondáveis mistérios como saber o que de bom pode existir nas lacrimejantes entrevistas de vida de Oprah Winfrey ou no espiritismo feirante de Paulo Coelho. Talvez. Mas para mim não deixou de ser uma das mais insultuosas produções a que tive o desprazer de assistir, filme insultuoso que pretende passar por comédia (?) romântica (??) condensando todo e qualquer cliché possível e imaginado. Que Mandy Moore, que tem tanto de actriz como eu de padeiro, aceite embarcar neste projecto, entende-se. Já que Diane Keaton, que desde Something´s Gotta Give parece apostada em recriar versões embaraçantes do mesmo personagem que aí interpretou, embarque em parvoíces desta dimensão pela mera satisfação de um cheque do qual não deve precisar, é não só preocupante, mas digno de revolta. Um filme a evitar para quem ache que a dignidade humana e do pensamento é algo a respeitar.

4 comments:

Catarina said...

Apesar de achar que a dignidade humana e do pensamento é algo a respeitar concerteza que não vou evitar o filme, pelo contrário, vou vê-lo para confirmar se concordo ou não com a crítica feita. Logo à partida desconfio deste comentário. É que eu gosto das entrevistas da Oprah (são pessoas que partilham as suas histórias e com isso acredite ou não ajudam outras que passaram pela mesma situação e sabem que não estão "sozinhas" e muitas vezes alertam-nas para situações que se passam "mesmo por abixo do nariz delas" mas que até ali tentaram ignorar) embora só o veja o programa muito de vez em quando e curiosamente também gosto do "espiritualismo feirante" de Paulo Coelho. Não gostei nada dos últimos livros dele mas gostei de "Brida" "Veronika decide morrer" e o "Alquimista", por exemplo.
E não, não sou daquelas pessoas que adora comédias ou comédias românticas sem conteúdo nenhum e "happy endings" (pelo contrário).
Depois logo direi se gostei do filme ou se era realmente EXECRAVEL, palavra de grande força, que utilizo em muitos poucos casos no que a filmes diz respeito.

http://significados.livejournal.com

Paula said...

Do filme sei pouco, vi a apresentação que, confesso, me fez decidir não gastar os meus euros a ver tal objecto. Mas isso será certamente uma questão de preferências e de gostos pessoais. Nem toda a gente tem de pensar como eu ou gostar daquilo que eu gosto.

Quanto ao teu comentário: "Talvez Because I Said So seja daqueles filmes que comunica directamente com aquela parte do cérebro que as mulheres têm bem desenvolvida e os homens não."...

só tenho a dizer...
machista, chauvinista,... para não utilizar o adjectivo que aplicaste ao filme em questão. Também eu acho o adjectivo demasiado forte.

Eu sou mulher. Não vejo a Oprah (e mesmo que visse?), não leio Paulo Coelho (e mesmo que lesse?) logo, das duas, três:

não tenho a tal parte do cérebro (qual?)
não tenho cérebro, de todo!
ou se calhar andei enganada este tempo todo e afinal não sou mulher?!

Pensava que aqui se escreviam comentários sobre filmes e não críticas aos seus potenciais apreciadores. Afinal de contas vivemos numa democracia e não sob uma ditadura (pseudo)-intelectual, imposta por machos "inteligentes" e "cultos".

Já agora, acredita que, para quem pensa pela própria cabeça, o primeiro comentário da tua apreciação ao filme retira completamente toda a credibilidade à restante crítica, porque retira toda a credibilidade a quem a escreveu.

Desculpa lá mas tinha que dizer isto.

*Paula*

Capitão Napalm said...

"Afinal de contas vivemos numa democracia e não sob uma ditadura (pseudo)-intelectual, imposta por machos "inteligentes" e "cultos"." Ah,como eu gosto da palavra "pseudo"..Pois bem, este excerto do comentário anterior dá inteira liberdade ao João Eira para escrever o que bem entender, sujeitando-se ás consequências óbvias. Abaixo essa nojice do politicamente correcto, a pantomineira demagógica da Oprah e essa espécie de "escritor" chamado Paulo Coelho. E sim, viva os (pseudos)-intelectuais.

Anonymous said...

Qual é a parte do cérebro que as mulheres têm bem desenvolvida e os homens não?
Tens toda a liberdade de expressão, mas pessoalmente acho absurda a generalização que fazes (em relação ao sexo feminino). Mas não me sinto particularmente ofendida, sei bem o que sou e o que gosto para saber desvalorizar pareceres tão redutores ;)