21.6.07

Stranger Than Paradise - Criterion

Descobri este filme há pouco tempo na Cinemateca, durante o ciclo de Jim Jarmusch, e revelei aqui a minha admiração por esta pequena pérola. O referido comentário foi escrito a quente, quando cheguei a casa da Cinemateca. Hoje, não só mantenho tudo o que disse, como acrescento que se trata de um filme que tem vindo a crescer na minha memória, recheado de momentos e de imagens de puro desencanto que o tempo não faz esquecer.

Apesar da minha vontade de, entretanto, o rever, preferi não tentar sequer procurar onde poderia estar disponível uma das suas edições em DVD descontinuadas, na esperança de que a Criterion um dia viesse a editar esta belíssima obra em DVD. Esse dia veio, felizmente, mais cedo do que pensava.

Clicar na capa do DVD para detalhes da edição.

2 comments:

Anonymous said...

Ena! :) Acho que este vai integrar a minha pequena colecção de dvd criterion. Belíssimo filme, mas do Jarmusch não me parece que haja nada que não seja belo...

Anonymous said...

É um filme sobre o qual não se pode dizer grande coisa. Isto porque, segundo acho, o filme não diz grande coisa...

Pega numa série de elementos aprendidos em França, e põe-nos, em enorme formalismo a andar à volta por aí... Fingindo "desencado" onde se deveria ver uma ausência de "ideia". Sendo que é um filme atraente à partida, na verdade, não diz grande coisa e saímos da sala como entrámos... a encolher os ombros.

Apesar de tudo era, sem dúvida, o melhor filme dele que vi. Simplesmente, não era nada de especial, mesmo.