30.5.07

Do Outro Lado do Espelho

Uma semana depois do incrivelmente aguardado finale da terceira época de LOST os ecos, deixados pela indomável discussão que efervesceu depois de todas as surpresas reveladas, ainda se fazem ouvir. E tendo em conta que só em inícios de Fevereiro do ano que vem é que terá início a 4ª temporada, a especulação terá todo o tempo para ser cultivada e proliferar. Porque depois do que se viu no que é provavelmente o mais audaz, chocante e inebriante episódio de qualquer série televisiva, ela terá infinitas possibilidades. Tal como o título - homónimo do conto de Lewis Carroll acerca do novo olhar de Alice sob o País das Maravilhas - indica, nada será igual depois disto.

No entanto não revelarei aqui qualquer segredo ou desenvolvimento deixado pela recta final da terceira época que teve agora o seu desfecho. A última vez que deambulei sobre LOST aconteceu pouco depois da primeira época ter terminado, quando os sobreviventes do voo 815 da Oceanic Airlines se preparavam para viver a primeira grande viragem e descer pela misteriosa escotilha que delineou o primeiro ano da série. Olhando para essa altura reparamos o quão simples e quase utópica era. Apesar de todas as peripécias, enigmas e perigos mortais, a sobrevivência era ainda a única preocupação e a defesa imperativa, para mais tarde atingirem a meta: abandonar a Ilha.

Muito mudou desde então: essa inocência foi corrompida pela verdade que lentamente se tem vindo a desvendar. Não na sua plenitude claro, mas cada vislumbre parece mais funesto e pesado. Demasiadas vidas foram perdidas ou roubadas e a esperança abalada e enfraquecida. A escotilha original já não existe, Os Outros não são quem se julgava serem... as apostas são elevadas a cada episódio e o finale o primeiro estrondoso culminar de três anos – na ilha cerca de quatro meses – de perguntas e respostas. Para quem especulou que a série estaria meio “perdida” quando voltou em Outubro passado e depois de seis episódios se ausentou três meses, desde o seu regresso LOST esteve no seu melhor e a derrubar quaisquer expectativas. Não só é esta terceira época a sua mais emotiva, ousada e arrebatadora como é também o desenrolar perfeito das mais prodigiosas histórias alguma vez contadas em televisão. E como foi recentemente confirmado essa história terá o seu final derradeiro em 2010 depois de mais três épocas de 16 episódios cada. Agora só resta contá-la.

Porque por muitas mutações que LOST tenha sofrido para se reencontrar e progredir, o coração da história continuam a ser os seus habitantes: as personagens. Aquelas (e agora também outras) que conhecemos no pânico do desastre numa praia de uma ilha deserta e inóspita, continuam a ser a força motriz da série, e a sua evolução, individual e colectiva, a mais arrebatadora de todas as aventuras narrativas vividas em televisão, mudando para sempre a maneira como a vivemos, sendo a série pioneira da mudança dos hábitos de visionamentos das massas, cada vez mais adeptas da revolucionária adaptação do meio à Internet.

E a Ilha é cada vez mais a Força transmutadora, o cenário desse constante devir. Nela mora mais a redenção que a perdição, ainda quando a percepção mais racional não seja essa - entra aqui o conflito central desta história: Ciência/Fé. Nela mora também o mais enigmático, cinematográfico, prodigioso e inspirador conto humano do outro lado da ficção. Até 2008 aguardamos o bilhete de volta.

1 comment: