7.5.08

Yes, HE Can!



Parece que desta é de vez! O maior fenómeno político do novo século será o nomeado democrata à presidência dos Estados Unidos. E, como as coisas estão, tendo sobrevivido a uma campanha especialmente agressiva e negativa no último mês, três quartos do caminho para a Casa Branca estão feitos.

A incrível tenacidade de Hillary Rodham Clinton, que ressuscitou da tumba umas quatro ou cinco vezes nesta campanha, não pode passar despercebida. E um novo renascimento como potencial vice-presidente está ainda em cima da mesa. No entanto, o que ficou mesmo à vista de todos, foi a exposição, dela e do marido, como aquilo que são desde há muito. Como diz Andrew Sullivan, sem papas na língua, "these awful, hollow, cynical people".

Recordo aqui um excerto certeiro de Primary Colors, o algo esquecido filme de Mike Nichols adaptado do excelente livro de Joe Klein, inspirado na campanha presidencial de 1992 do então Governador do Arkansas. Um excerto que poderia facilmente chamar-se "A essência de Hillary Rodham Clinton".


No comments: