30.12.07

2007 - Os piores

Encontrando-me no fim do ano de 2007, chego à conclusão de que, infelizmente, este foi um ano fraquíssimo de cinema. Daí que não tenha sido fácil elaborar uma lista dos piores filmes do ano.

Houve filmes péssimos, que pouco ou nada tinham de cinema, tais como Hitman, Resident Evil, War ou The Last Legion, e que não figuram nesta lista. Isto porque quando eu decidi ir ver esses filmes, já ia com a ideia pré-concebida e com a expectativa de ver MAUS filmes, e que com isso me conseguisse divertir um pouco. E nesse aspecto, não fiquei minimamente desiludida.

A lista que se segue é daqueles filmes que eu considerei maus, penosos de ver... e que me desiludiram de sobremaneira, pois as expectativas aquando do visionamento eram grandes e foram violentamente defraudadas. (A ordem é do menos mau, para o pior)

Rescue Dawn
Não é um filme mau, mas foi uma enorme desilusão. Christian Bale carrega o filme às costas, mas exigia-se mais. Havia potencial para drama humano, e viveu-se aborrecimento, e inúmeros olhares para o relógio a ver se passava o tempo...

Beowulf
A animação está sofrível, o 3D está sofrível, as interpretações não são boas, o argumento até podia ter dado uma obra interessante, mas a realização tarefeira impediu-o.

Il Caimano
A palavra que melhor descreve este filme é "ridículo". Não sei o que Nanni Moretti pretendia com este filme. Que ele fosse ridículo, não era de certeza. Na minha pessoa teve zero em qualquer tipo de impacto que o realizador pretendesse.

Half Nelson
Se Half Nelson queria mostrar alguém sem rumo, sem interesses, sem nada... consegui-o. Mas conseguiu-o de uma forme irritante, por vezes demasiado intrusiva e num tom quase condescendente (as crianças a debitarem artigos da Constituição americana atingem um novo nível baixo no cinema). Cinema é inexistente, e cenas supérfluas abundam.

Ils
Amadorismo puro. Truques básicos para "meter medo" ao espectador. Produção quase caseira. E chega isto a uma sala de cinema...

300
Já com Sin City sucedeu a mesma coisa. Aparece alguém a filmar algo com uma estética diferente, e supostamente bonita, que quem vê, vê apenas isso, e esquece-se de olhar para as personagens e argumento. Estética artística e inovadora talvez. Cinema, personagens, argumento é que não habitam aqui.

Hot Fuzz
Uma comédia é suposto fazer o espectador rir. Esta fez-me bocejar. Pretendia (a pretensão é por demais óbvia) ser uma sátira aos grandes blockbusters de acção de Hollywood. Mas o facto de se levar tão a sério nesse seu objectivo estragou tudo. No tom de gozo com esse tipo de filmes, Shoot 'Em Up é muito melhor (se bem que seja um mau filme, também...)

Corrupção
Banalidades atrás de banalidades, uma das bandas sonoras mais irritantes e absurdas dos últimos tempos, personagens irritantes, que em vez de parecerem reais, estavam a debitar texto, obrigando-me mais uma vez a pôr um filme português nos piores do ano...

Last King of Scotland
Não consigo encontrar algo para dizer bem. É tudo tão exagerado que os pontos que se quisessem marcar, foram todos ao lado.

El Laberinto del Fauno
O filme de 2007 que tem a coragem de olhar o espectador nos olhos e dizer-lhe: "Eu acho que você é burro, portanto vou ser simplista e fazer dos bons muito bons e dos maus muito maus. E como agora até parece que está na moda, vou fazer isto misturado com uma fantasiazita metida a martelo, que é para você achar que eu sou o maior". E se há coisa que eu detesto... é que façam de mim burra!

6 comments:

Catarina said...

Se tu viste filmes maus então imagina eu que vivo em Macau, onde os filmes que estreiam são sucessos comerciais, não estreia um único filme independente e se não fossem os dvds da china e as idas a Hong Kong ao cinema morria cinematograficamente.
Por esse motivo tinha tantos filmes maus para por no meu top 10 que este ano não sei se o irei fazer.
De qualquer maneira encontro no teu top 10 filmes de que não desgostei como Rescue Dawn e Beowful, dois que gostei Hot Fuzz e Last King of Scotland e finalmente um que adorei (que se calhar vai aparecer no meu top 10 dos melhores) El Labirinto del Fauno.

Filipa Lopes said...

Catarina, e repara bem tu que no fundo, esta lista de piores filmes é, como eu referi no início do post, mais política que outra coisa.

Se não o fosse, por exemplo, o Rescue Dawn não constaria dela, pois vi vários filmes piores que esse. Apenas consta como afirmação da enorme desilusão que foi para mim.

Hot Fuzz, Last King of Scotland e El Laberinto del Fauno constariam sempre desta lista. Foram-me memoráveis por todos os piores motivos, e com El Laberinto del Fauno apanhei uma desilusão tão grande face às expectativas que tinha para o filme, que quando este acabou, só me apetecia chorar de raiva!!!

Mas a diversidade de opiniões engloba tudo isto, e gera este tipo de discussões qiue nós tanto gostamos... A ver se durante este novo ano alguma coisa em termos de distribuição muda por esses lados!! ;)

Catarina said...

Aqui em Macau não vai mudar de certeza. Mas em Hong Kong estreiam todo o tipo de filme, desde americanos comerciais e independentes, asiáticos, europeus. Pena os bilhetes de barco custarem 30 euros (ida e volta) mas vou tentar ir mais fins-de-semana lá.

Filipa Lopes said...

Tu e o Daniel é que já faziam pressão aos vossos clientes para eles abrirem uns cinemitas aí no burgo... Convençam-nos que é um investimento altamente rentável, etc, etc, etc... o Daniel principalmente tem paleio suficiente para isso!! :D

Catarina said...

E vai abrir, no Venetian, mas só em 2009, penso eu de que...

Anonymous said...

A arrogância fica melhor no criticado do que no critico. E o que tu tás a dizer é que quem gostou do labirinto do fauno é burro. Olha que eu tambem não gosto que me chamem burro.