28.1.08

God would have mercy. He won't.


Ora bem... eu que tinha sempre feito "cara feia" a esta trilogia (bem como à série Rocky), dou a mãe à palmatória.

Bem, pelo menos parcialmente, que o terceiro filme não tem ponta por onde se lhe pegue... mas o que interessa é que ultrapassei o meu preconceito, e estou de mente aberta para a quarta parte... esperando que siga o exemplo de Rocky Balboa, e não a tendência da trilogia dos anos 80, de cada filme ser pior que o anterior.

No primeiro filme é interessante observar a não aceitação de Rambo como um veterano do Vietname pelos homens da lei de uma cidadezinha perdida no interior da América. Sentimos sempre que eles estão errados na sua atitude, e há sempre uma simpatia latente por Rambo, que no fundo, só quer ser aceite por uma sociedade que nunca aceitou a guerra em que participou (isso, aliás, é claramente dito no início do terceiro filme). First Blood prima pela economia narrativa e até a inexpressividade de Stallone funciona como caracterização da personagem. Fiquei agradavelmente surpreendida, e expectante...

No segundo filme nota-se já uma tentativa de capitalizar o sucesso do anterior. A narrativa já é um pouco mais dispersa, e a introdução de um personagem feminino, e tentativa de introdução de romance... risível. No entanto, o conjunto continua a funcionar relativamente bem, e esta segunda parte é um filme simpático, se bem que olvidável.

Agora, na terceira parte, tudo o que tinha sido construido nos dois primeiros filmes cai por terra, qual castelo de cartas. A começar pela introdução de um puto para fazer avançar a narrativa, pelo excesso de "palha", da própria imbecilidade do argumento... não tem ponta por onde se lhe pegue. Acho que até cheguei a passar pelas brasas...

O melhor dos filmes? Estes diálogos:

Trautman: Vagrancy wasn't it? That's gonna look real good on his grave stone in Arlington: Here lies John Rambo, winner of the Congressional Medal of Honor, survivor of countless incursions behind enemy lines. Killed for vagrancy in Jerkwater, USA.

Teasle: Whatever possessed God in heaven to make a man like Rambo?
Trautman: God didn't make Rambo. I made him!

Zaysen: Who do you think this man is? The Lord?
Colonel Trautman: No. God would have mercy. He won't.

Espera-se que haja coisas parecidas no próximo filme...

1 comment:

AL-Finete said...

Boas.

Parabéns pelo blog! Muito bom!
Descobri-o há pouco tempo e gostei bastante.

Vai daí e como não encontrei outra forma de contacto, decidi escrever um comentário a propor uma troca links. Penso que pela diferença de linha "editorial" os blogs poderão servir como uma espécie de complemento um do outro, pelo que agradeço a vosso apreciação.

O meu blog:
http://ecrangigante.blogspot.com

Grato pela atenção.

Cumps,

AL.