22.11.07

Hot Fuzz


Vi ontem Hot Fuzz e tenho a dizer que é um filme que se espalha ao comprido e que não sabe aproveitar as poucas ideias interessantes que tem. Existe um conceito base que funciona em termos de comédia: o melhor agente policial de Londres é transferido para a vila mais perfeita de Inglaterra, onde há anos que não há assassinatos ou quaisquer problemas de segurança. Do que os argumentistas Edgar Wright e Simon Pegg se esquecem é que escrever comédia de duas horas para cinema não é como escrever sketchs de dois minutos para o Big Train: o conceito é bom, de facto, mas esgota-se ao fim de pouco tempo, quando se torna evidente que não há ideias para o explorar.

Perto do final, após um dos twists mais ridículos de sempre (aqui ridículo no bom sentido, já que é de facto a outra boa ideia do filme e favorece os seus propósitos), há uma ligeira melhoria com a introdução dessa nova situação, mas insuficiente, até porque as cenas climáticas finais de destruição acabam por se tornar chatas e inconsequentes, sucedendo-se de forma idêntica e repetitiva. De resto, a realização e montagem aceleradas a tentar parodiar os filmes do género é completamente aleatória e descontrolada. É verdade que a tentativa é parodiar esse descontrolo de câmara que existe na maioria dos filmes de acção que estreiam actualmente, mas para isso não se deveria ceder a esse mesmo descontrolo, mas sim ter noção dele, utilizando-o de forma controlada. Por outras palavras, torna-se quase uma imitação, em vez de uma paródia.

14 comments:

Anonymous said...

Quem foi amiguinho, que lhe arranjou um convitezinho, quem foi?...

French guard from the castle of his master, Guy de Lombard said...

Viva.

Vê só a classificação do Hot Fuzz no "Rotten Tomatoes".

http://www.rottentomatoes.com/m/hot_fuzz/

E se achas que o site só dá classificações altas, espreita outros filmes por lá.

Já tinha visto o filme há uns tempos, bem como o anterior do mesmo realizador (Shaun of The Dead) e são ambos muito bons mesmo.

Não achas que haverá uma razão para o filme ser tão consensual?

Urso Polar said...

Tenho pena que não se tenha divertido à brava a ver uma comédia bastantes furos acima da vulgar paródia de Hollywood. Pode não ser tão inteligente como um OSS 117, mas anda lá muito perto, e tem um impacto visual inesquecível.

Gerson Viana said...

O "senhor" desculpe... mas você não deve ter visto o mesmo filme que eu, pois não?!...
"... um filme que se espalha ao comprido..."?!?!?!..... Sinceramnete não percebo em que medida. Este é um filme deveras bem estruturado. Não é como os Scary Movies e afins, que apesar de terem uma história base, se limitam practicamente a parodiar outros filmes e a lançar correntes de gags, em que alguns "colam" e outros não.
Não sou critico de cinema, nem nada que se pareça, mas digo que este é um dos melhores filmes de sempre, que fazem com que uma pessoa(que goste deste género de películas, claro) fique colada ao ecrã e não queira tirar de lá os olhos.
E mais... eu até nem gosto muito de produções inglesas, e desde a série "Allo Allo" que não me ria tanto com um "bando" de ingleses a tentar fazer comédia!
Tenho dito!!!

Anonymous said...

Senhor Miguel...tens a certeza que não queres rever o teu post?é que ainda tenho a esperança deste texto apenas reflectir uma necessidade,embora estúpida, de contrariedade às óptimas críticas que este filme tem(pessoalmente,foi um dos melhores filmes a serem lançados para o mercado portugês este ano).Eu sei que em Potugal a idéia de bom conhecedor da séptima arte e da magia que é a crítica cinematográfica atropela-se com a"de contrariar por contrariar"...mas também não exageremos!
ps:da próxima esperimenta fazer um texto menos vazio e com menos "lugares-comuns"

AbrAxAs

Don Cassola ™ said...

Pois é, não é para todos...
GRANDE FILME!!

Flávio said...

É um texto muito bem escrito, mas não concordo com o juizo que fazes do filme, Miguel. Acho o Hot Fuzz não só um belo pedaço de entretenimento, mas até uma obra marcante: os filmes de acção nunca terão ido tão longe na combinação de géneros (Escrevi uma coisinha a este respeito no blogue A Bomba, podem dar lá um pulo).

Anonymous said...

como diz o bom proverbio portugues "gostos nao se discutem", mas esta critica cheira a pura birrice...o markl gosta, o galrinho nao pode gostar, obvio!

Saudaçoes,
Filipe

Unknown said...

Esta crítica não deve ser do "Hot Fuzz" concerteza, pois o filme é uma das comédias mais bem conseguidas que tenho visto nos últimos tempos.

O filme faz uma paródia aos filmes de acção sem cair no estilo batido dos Scary Movie.

Das duas uma, ou não viu o filme, ou é apenas vontade de deitar o filme abaixo por alguma razão obscura.

Anonymous said...

Mas que grande LOL de crítica.

Anonymous said...

Diacho, pá. E eu que tinha aqui deixado um comentário tão giro sobre a proveniência do convite duplo do Galrinho. Deve ter sido apagado sem querer. Acontece às vezes tanta maçada na Internet sem querer!

Ricardo Oliveira said...

Este Sr. deve ter adormecido no inicio do filme e acordo no fim nota-se pelo comentário! Que bom gosto. Vou passar a vir aqui para ver os comentários, se forem maus deve ser um excelente filme...

Miguel Galrinho said...

Nuno Markl: Temos por política só aceitar comentários relacionados com o filme ou a crítica do post, mas decidimos abrir uma excepção para si, já que ficou tão furioso e ofendido por não ter sido aceite. Pronto, já cá está! Hoje já pode dormir descansado.

Paulo Albuquerque said...

A bem da saúde deste espaço, informamos que a partir deste momento não serão aprovados quaisquer comentários que indiciem elevada probabilidade de acefalia e/ou elevados índices de analfabetismo. Obrigado.