16.11.07

Top... 5!

Tendo em conta o panorama de estreias até ao final de Dezembro, deixo já aqui o meu top, que este ano terá apenas cinco filmes, visto que a fraquíssima qualidade do ano 2007 em Portugal não permite mais. É possível escolher dez filmes, claro, mas não dignos de estar num top de melhores.

1. Eastern Promises, de David Cronenberg
2. Letters from Iwo Jima, de Clint Eastwood
3. Alexander: Revisited, de Oliver Stone
4. The Good Shepherd, de Robert De Niro
5. Redacted, de Brian De Palma

Sou ainda obrigado a colocar um filme que não estreou no circuito normal, mas foi apenas lançado em DVD, a magnífica versão revista do falhado Alexander, de Oliver Stone.

Não farei bottom, mas os destaques negativos vão para os péssimos El Laberinto del Fauno, The Last King of Scotland, Beowulf, e ainda para o pior do ano que vi: Fast Food Nation, de Richard Linklater.

Resta-me esperar um excelente ano cinematográfico para 2008, depois de Clint Eastwood, David Lynch, Darren Aronofsky, Zhang Yimou, David Fincher, Steven Soderbergh, entre outros que nem vale a pena referir, desiludirem.

3 comments:

Anonymous said...

Os tops são subjectivos claro e concordo que o ano cinematográfico foi fraco. Mas dizer que não há mais filmes merecedores do top 10 parece-me algo exagerado.
Então e:
- Das Leben Der Anderen;
- Little Children;
- Death Proof;
- Inland Empire;
-Le scaphandre e le Paillon;
etc,?
Por outro lado, gostei bastante do El labirinto del Fauno.

Cataclismo Cerebral said...

E o Little Children, Bug, Half Nelson, Fur, Notes On A Scandal, The Brave One,...? ;)

Miguel Galrinho said...

Alguns desses filmes não vi, outros vi e desiludiram-me, outros vi e não gostei. O Little Children e o Das Leben Der Anderen seriam os seguintes a aparecer no top, mas não faria muito sentido fazer um top7 ou 8, por isso preferi um número redondo.